Doença celíaca ainda é pouco diagnosticada

De acordo com pesquisadores americanos, os casos de doença celíaca não diagnosticados aumentaram dramaticamente nos últimos 50 anos. Este é um problema grave já que o não tratamento aumenta em 4 vezes o risco de mortes prematuras. Indivíduos celíacos não toleram o glúten, uma proteína dos cereais trigo, cevada, aveia e centeio e em alimentos feitos com estas matérias primas. Assim, o único tratamento eficiente para a doença é a retirada total destes produtos. A não retirada total acarreta em sintomas variáveis, incluindo diarréia, perda de peso, fadiga, deficiências nutricionais e maior risco de câncer. Para o diagnóstico o gastroenterologia se baseia nos dados clínicos do paciente, em vários exames bioquímicos e na endoscopia.

No Brasil, os estudos sobre o número de indivíduos com a doença são raros mas estima-se que cerca de 500.000 pessoas tenham a doença (diagnosticada ou não). Os exames genéticos vêm mostrando-se cada vez mais importantes na avaliação de risco, principalmente nas pessoas que não possuem sintomas clássicos, como diarreia frequente.

SE EU TIRAR GLÚTEN VOU FICAR ALÉRGICO?

Recebo essa pergunta toda hora. Gente, as causas da doença celíaca são genética, imunológica e ativada pela ingestão do glúten (não pela retirada dele). Em pessoas que herdam dos pais a predisposição à autoimunidade mediada pelo glúten (alterações de genes HLA), o sistema de defesa lesa o intestino delgado e desencadeia a má absorção de vários nutrientes. E só tem um tratamento: a retirada do glúten. Ou seja, doença celíaca não é intolerância nem alergia. É uma doença autoimune. Existem outras doenças relacionadas como alergia ao trigo e outras questões por mecanismos desconhecidos.

Quando você para de comer sorvete por 1 ano, quando volta está alérgico? Não.

Quando você para de comer frango por 1 ano, quando volta está alérgico? Não.

Quando você para de comer arroz por 1 ano, quando volta está alérgico? Não.

Agora, se você parou de comer um alimento e quando voltou a comer passou mal, aí tem. Pesquise e entenda seu corpo. Ele te dá mensagens e, às vezes, grita por socorro por meio de dores de cabeça, problemas na pele, dificuldades digestivas, acúmulo de gordura, alterações cognitivas...

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/