O que é o Resveratrol?

O resveratrol é um polifenol produzido naturalmente em plantas com o objetivo de protegê-las contra pragas, bactérias e fungos. Estudos mostram que, em seres humanos, este composto encontrado nas uvas vermelhas e roxas, no vinho, no mirtilo (blueberry), na azeda, no amendoim e no cacau, gera vários benefícios.

É capaz de suprimir a formação de células anormais, responsáveis pelo desenvolvimento do câncer. O composto natural também está envolvido na prevenção do envelhecimento precoce e na prevenção da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), além de ter uma propriedade antiinflamatória e um efeito cardioprotetor bem interessante.

Para mulheres a importância é que o resveratrol suprime o gene CYP1B1 e a formação de 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina, dois fatores de risco para o câncer de mama. O resveratrol também trabalha induzindo a enzima quinona redutase, que reduz metabólitos de estrógeno em uma forma inativa. Com isto o risco de câncer de mama cai bastante.

Outro benefício do resveratrol é a regulação das sirtuínas. A mais estudada é a sirtuína 1 (SIRT1) que tem efeito antienvelhecimento e neuroprotetor. O resveratrol resgata a SIRT1 e, de quebra, estimula o sistema antioxidante, induzindo a enzima superóxido dismutase (SOD). Contudo, investigações ainda fazem-se necessárias para que possamos prescrever suplementos de resveratrol com maior propriedade e segurança.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/