Frutas, verduras e oleaginosas reduzem a perda da visão em até 20%

maculadanificada.png

A mácula é uma pequena área da retina responsável pela visão de detalhes. O comprometimento da mácula por uma lesão degenerativa, que surge com a idade, constitui-se na chamada degeneração macular. Quando a mácula é lesada, a visão torna-se embaçada e uma mancha escura cobrindo o centro da visão pode ser percebida. A degeneração macular afeta tanto a visão de longe como a visão de perto, podendo dificultar ou impedir atividades como a leitura. 

A degeneração macular está relacionada ao envelhecimento, sendo  chamada de degeneração macular relacionada à idade. Além do envelhecimento, alguns fatores de risco já foram identificados para o desenvolvimento da doença: histórico familiar, fumo, exposição à luz solar (radiação ultravioleta) e excesso de peso.

Cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, acreditam que o risco da degeneração macular associada ao envelhecimento pode ser reduzida em até 20% se forem feitas melhorias na dieta durante a vida. Ainda não existe tratamento eficaz para a doença e a prevenção depende principalmente de uma alimentação balanceada.

Frutas, verduras e oleaginosas são fontes de vitaminas, minerais e outros nutrientes antioxidantes importantes ao bom funcionamento de todas as células do corpo e para a prevenção desta e de outras doenças, inclusive o câncer. Saiba mais clicando aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/