Food cravings (QUE ALIMENTO VOCÊ DESEJA?)

A vontade (ou cravings, em inglês) de consumir alimentos específicos é normal. O desejo por estes alimentos são maiores em indivíduos acima do peso e tendem a diminuir quando os mesmos perdem peso. De acordo com as pesquisas, quanto maior é a perda de peso maior é a diminuição dos desejos.

O ideal, porém, é seguir uma dieta bem balanceada e supervisionada já que quanto maior é a restrição maior são os desejos por alimentos hipercalóricos. Por isto, os alimentos mais desejados são os doces, chocolates, salgadinhos e outros alimentos ricos em calorias.

Estes achados sugerem que os desejos são por calorias e não necessariamente por carboidratos, como é muito divulgado. O que é dito como "vício por açúcar" na verdade é uma necessidade do organismo de aumentar o consumo de energia. Os alimentos mais desejados contém sim açúcar ou carboidrato, mas também contém gordura e muitas vezes, proteína.

O mais novo estudo divulgado com o tema foi a primeira etapa da pesquisa de 1 ano CALERIE, envolvendo 32 mulheres saudáveis com excesso de peso e idades entre 20 e 42 anos. Os pesquisadores concluem que como os desejos por alimentos hipercalóricos são comuns em dietas restritivas a solução é a substituição dos mesmos por outros saborosos e não tão calóricos. A dica é aceitar que o desejo virar e tentar controlá-lo ao invés de lutar para suprimi-lo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags