Fosfolipídios e a performance atlética

Os fosfolipídios são componentes essenciais das membranas biológicas. Fosfatilcolina (FC) e fosfatidilserina (FS) são fosfolipidios fosfatidil necessários a função e estrutura normal das células. Porém, a participação em atividades físicas reduz as concentrações de colina em algumas pessoas. Como a colina é um precursor do neurotransmissor acetilcolina estes achados encorajaram alguns pesquisadores a investigar a hipótese de que a suplementação com esta vitamina do complexo B poderia melhorar a performance.

A suplementação com fosfatidilserina da soja tambem demonstrou melhorar o bem estar e as dores musculares após exercicios de alta intensidade. A fosfatidilserina parece ser interessante no combate ao estresse induzido pelo exercício excessivo (overtraining), além de acelerar a recuperação, prevenir as dores musculares e, suprimindo o cortisol em algumas circunstâncias. As dosagens nos estudos variam de 300 a 800 mg ao dia por 10 a 15 dias.

Estudos de longo prazo ainda são necessários. Mesmo assim, se você achou a ideia interessante já pode se beneficiar da fosfatidilcolina e serina presentes nos alimentos. Os alimentos de origem animal são as melhores fontes, especialmente carnes e ovos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags