5 Fitoterápicos no tratamento do TDAH

Fitoterápicos, ou remédios à base de plantas, são alternativas naturais aos estimulantes farmacêuticos como a Ritalina (metilfenidato), medicação comumente prescrita para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e alguns casos de narcolepsia. A ritalina não é imprescindível para toda. Se a pessoa consegue se regular e aprender estratégias para lidar com seu déficit de atenção e hiperatividade. Se consegue estudar e trabalhar, se não há extremos de ansiedade, nem depressão este e outros medicamentos não serão necessários.

Embora nenhum suplemento herbal seja tão potente quanto a Ritalina, várias ervas são opções que ajudam na concentração, atenção e função cognitiva. Aqui estão alguns exemplos:

1. Ginkgo Biloba: melhora a função cognitiva ao aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e atuar como antioxidante. Pode ajudar a melhorar a concentração e a memória, tornando-se um potencial suplemento para pessoas com problemas relacionados à atenção. Outras estratégias para melhoria de perfusão sanguínea incluem bom consumo hídrico, aumento de nitratos na dieta (como suco de beterraba), suplementação adequado de B9, B12 e ferro, atividade física. O gingko também pode ser substituído por BF7 (fibroína, proteína extraída da seda). BF7 funciona muito bem, mas é bem mais caro que as demais estratégias. Marque aqui sua consulta de nutrição para conversarmos sobre o tema.

2. Bacopa Monnieri (Brahmi): adaptógeno que melhora a função cognitiva ao modular neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. Também possui propriedades antioxidantes e pode ajudar a reduzir a ansiedade. No Brasil podemos manipular todos estes suplementos em farmácia magistral.

3. Rhodiola Rosea: outro adaptógeno que ajuda o corpo a lidar com o estresse. Pensa-se que melhora a clareza mental e o foco ao influenciar a liberação de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina.

4. Ashwagandha: adaptógeno que ajuda o corpo a lidar com o estresse e a ansiedade. Foi demonstrado que modula os níveis de cortisol, o que pode impactar positivamente a função cognitiva e a atenção.

5. Crocus sativus como affron: este extrato padronizado em crocinas, crocetinas e safranal tem efeito semelhante ao metilfenidato na redução dos sintomas de TDAH.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/