Se eu só pudesse recomendar um suplemento para um paciente com câncer seria o ômega-3. Aqui estão 5 motivos:
1) Reduz a inflamação. E a dieta da maioria das pessoas costuma ser mais inflamatória, rica em ácidos graxos ômega-3 presentes em óleos vegetais e alimentos industrializados. O ômega-3 é mais difícil de ser obtido em altas doses na dieta e a suplementação é muito importante.
2) Possui ação prebiótica, ajudando aumentar bifidobactérias que melhoram a composição da microbiota e evitam a adesão de patógenos ao intestino.
3) Ajuda a manter depressão e ansiedade sob controle.
4) Reduz o efeito tóxico de diversas medicações no cérebro. Por isso, costumamos aumentar as doses de ômega-3 durante o tratamento quimioterápico.
5) Ajuda a manter a massa magra (Malta, 2019). Pacientes com mais baixa massa magra sofrem com mais toxicidade e apresentam mais efeito colateral da quimioterapia. A massa muscular produz irisina e o cérebro adora irisina, aumentando o fator neurotrófico derivado do cérebro, que reduz o risco de depressão. Nem preciso dizer que atividade física também é fundamental!
Mas lembre de comprar um ômega-3 bom. Existem muitas marcas baratas no mercadas, mas contaminadas com metais pesados, oxidadas ou misturadas com outros óleos!