FODMAP das bananas

Neste vídeo avaliei minha tolerância a alimentos fermentáveis (FODMAPs):

Fatores agrícolas e ambientais influenciam os níveis de FODMAPs em alimentos e acreditamos que as mudanças em nossos resultados de FODMAP podem refletir isso.

As plantas tendem naturalmente a acumular frutanos em resposta a estressores ambientais, como baixas temperaturas e seca. Os frutanos fornecem às células vegetais maior integridade estrutural, tornando-as mais resistentes e resistentes a danos de mudanças ambientais e doenças.

Estudos que investigam especificamente bananas descobriram que seu conteúdo de frutanos aumenta quando são armazenadas e amadurecidas em armazenamento refrigerado, o que agora é uma prática relativamente comum em redes de supermercados para evitar a deterioração e garantir o amadurecimento.

Os agricultores também podem cultivar seletivamente variedades com maior teor de frutanos, pois tendem a ser mais resistentes a pragas e doenças.

Banana madura = alto teor de FODMAPs (oligo-frutanos)

Banana verde = baixo teor de FODMAPs (oligo-frutanos)

Mesmo pessoas com dificuldades digestivas em geral conseguem consumir pequenas porções de banana madura (1/3 unidade). E, se você tolerar bem bananas maduras, mesmo em maiores quantidades, obviamente não haverá necessidade de removê-las de sua dieta. Lembre-se de que sua dieta só precisa ser rigorosa se os seus sintomas exigirem!

Tenha também muito cuidado com suplementos pois eles podem conter ainda maiores teores de FODMAPs. Falo sobre o tema no vídeo abaixo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/