Fitoterapia e depressão

Fitoterápicos são produtos feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal, com efeitos comprovados na saúde. As seguintes plantas podem ser prescritas como antidepressivos fitoterápicos: Valeriana officialis, Passiflora incarnata, Melissa officialis, Ginko biloba, Rhodiola rosea, Hypericum perforatum L. (erva de São João) e Piper methysticum (Kava-kava).

Hiperico parece o mais potente dos fitoterápicos para depressão. Contudo, pode dar dor de estômago no início do tratamento. Mesmo assim, o efeito colateral costuma ser menor que os benefícios. Passiflora, melissa e rhodiola podem ser prescritas por nutricionista. Já o hipérico, o ginkgo e a valeriana são de prescrição exclusivamente médica no Brasil, assim como as plantas abaixo:

Fitoterápicos de prescrição exclusivamente médica:

  • Arctostaphylos uva-ursi Spreng. (uva-ursina)

  • Cimicifuga racemosa (L.) Nutt. (cimicifuga)

  • Echinacea purpurea Moench (equinácea)

  • Ginkgo biloba L. (ginkgo)

  • Hypericum perforatum L. (hipérico)

  • Piper methysticum G. Forst. (kava-kava)

  • Tanacetum parthenium Sch. Bip. (tanaceto)

  • Valerina officinalis L. (valeriana)

Todas as estratégias de tratamento mental e metabólico estão interligadas. Entenda a melhoria da sua saúde mental e metabólica como uma jornada. Tenha paciência, seja bondoso consigo mesmo, cerque-se de profissionais competentes.

Uma maneira simples de manter seu estilo de vida saudável é estabelecer uma rotina. As rotinas podem ser úteis para reduzir o estresse, melhorar o gerenciamento do tempo e criar um senso de estrutura e previsibilidade na vida diária. Uma rotina que amo é a prática de yoga. Estudos mostram que o yoga contribui para o gerenciamento do estresse e a redução da ansiedade. A prática também contribui para redução dos sintomas depressivos (Bridges, & Sharma, 2017).

CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA

Lembre: mesmo com todas estas estratégias, mantenha seus medicamentos. Não faça ajustes por conta própria, sem a supervisão do seu médico. Profissionais de saúde interessados em nutrição e cérebro podem aprender muito mais na plataforma https://t21.video.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/