O que acontece antes, durante e após a gravidez influenciam o cérebro da criança. O tipo de parto influencia a microbiota e o neurodesenvolvimento. O aleitamento materno também tem um impacto importante.
O leite materno não é apenas um alimento, mas um poderoso modulador do desenvolvimento infantil. Ele contém bioativos que influenciam a microbiota intestinal e programam a cognição e o comportamento da criança! ✨👶
A imagem abaixo ilustra o papel do leite materno no chamado "Lactocrine Programming", que afeta o desenvolvimento cerebral e o comportamento do bebê a curto e longo prazo.
📌 O que influencia esse processo?
➡️ Fatores maternos: Genes, idade, dieta, saúde mental, estilo de vida e até a forma de parto.
➡️ Fatores infantis: Idade gestacional, sexo e temperamento do bebê.
➡️ Bioativos não nutricionais: Componentes do leite materno que regulam a microbiota, o sistema imunológico e os neurotransmissores.
Na imagem a seguir vemos os componentes do leite – como hormônios, oligossacarídeos do leite humano (HMOs), células maternas e fatores imunológicos – que interagem com a microbiota intestinal e influenciam o cérebro do bebê. Isto tudo apoia:
✔️ Cognição e aprendizado 🧠📚
✔️ Crescimento neuronal e desenvolvimento do SNC 🧬
✔️ Memória e linguagem 🗣️
✔️ Comportamento social e emocional 💛
Essa sinergia entre nutrientes, microbiota intestinal e fatores bioativos do leite materno reforça a importância da amamentação na formação de um cérebro saudável!
💬 Você sabia que o leite materno tem esse impacto? Lembro que a alimentação da mãe tem um impacto direto na composição do leite materno e, consequentemente, no desenvolvimento do bebê. O leite materno é sempre nutricionalmente rico, mas uma alimentação equilibrada melhora sua composição e potencializa os efeitos para o bebê. Não dá para esquecer fontes de ômega-3, por exemplo.
Consultas: www.andreiatorres.com/consultoria
Aprenda mais sobre nutrição, microbiota e cérebro em https://t21.video