Aumento de glicemia e redução de cetonas de manhã

Você se levanta, se alonga, pega seu medidor de cetona mas, ao invés de encontrar altos níveis de cetona no sangue, seus níveis de cetona são surpreendentemente baixos, mesmo que você tenha mantido sua dieta cetônica na noite anterior, tenha ido para a cama em cetose e esteja “jejuando” desde então. Isto é o que chamamos de fenômeno do alvorecer.

O que é o fenômeno do alvorecer?

O fenômeno do amanhecer (ou alvorecer) é o aumento do nível de açúcar no sangue que ocorre naturalmente no início da manhã em praticamente todas as pessoas. Não está associado ao consumo de alimentos, mas à produção de glicose pelo fígado pelas vias de gliconeogênese e glicólise.

Acredita-se que a liberação de hormônios contra-regulatórios, como adrenalina e cortisol, durante as primeiras horas da manhã, possa desempenhar um papel importante nestes fenômeno. Mesmo assim, não é esperado que os níveis de glicose ultrapassem 99mg/dL em jejum (o ideal é que fique abaixo de 90 mg/dL). Mas, mesmo para as pessoas que acordam com a glicose mais baixa (cerca de 70 mg/dL) as cetonas podem estar baixas.

Quem tem mais dificuldade com o fenômeno do alvorecer?

Pessoas com pré-diabetes ou diabetes tipo 2 experimentam mais resistência à insulina e podem ou não secretar insulina suficiente para combater o fenômeno do amanhecer. Aqueles que não secretam o suficiente verão sua glicose no sangue subir mais do que outros durante as primeiras horas da manhã. O alto nível de estresse, o sono de qualidade insuficiente e as infecções pioram tudo ainda mais. Neste caso mais adrenalina, cortisol, hormônio do crescimento e glucagon caem na corrente sanguínea.

O fenômeno do amanhecer é perigoso?

Não necessariamente. Para termos uma ideia melhor precisamos acompanhar a glicose várias vezes ao dia, por exemplo, com o uso de um monitor contínuo ou glicosímetro, a hemoglobina glicada (HbA1c), a frutosamina.

Se os seus níveis estiverem alterados adote algumas estratégias:

  • Faça jejum pela manhã se não estiver com fome. Não coma se não estiver com fome e se a sua glicose tende a aumentar pela manhã, consuma gorduras boas (como abacate) e proteínas, ao invés de carboidratos (como pães ou cereais);

  • Reduza o consumo de carboidratos. Marque uma consulta se precisar de ajuda;

  • Jante cedo, preferencialmente 3 horas antes de dormir;

  • Tenha uma boa noite de sono – 6 a 8 horas por noite – e vá para a cama mais cedo. Isso ajudará a reduzir o cortisol, o que melhora os níveis de glicose.

  • Acorde e saia ao sol para ajudar a sua pineal a regular seu relógio biológico;

  • Faça atividade física para regular seus hormônios;

  • Reduza o peso se estiver com percentual de gordura aumentado.

APARELHOS PARA MONITORAÇÃO DE GLICOSE E CORPOS CETÔNICOS:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/