O que são progestágenos?

Um progestágeno é uma molécula, natural ou sintética, que apresenta efeitos semelhantes aos da progesterona. Progestinas são progesteronas sintéticas, usadas em anticoncepcionais e na terapia de reposição hormonal peri e pós-menopausa.

Toda progesterona é uma progestina mas nem toda progestina é progesterona.

Propriedades dos progestágenos

A função mais importante da progesterona é a preparação e manutenção da gravidez. Participa da imunotolerância e, posteriormente, da contratilidade do miometrio e manutenção da integridade cervical.

A progesterona também é um hormônio importante para bom humor. A queda rápida da progesterona em mulheres férteis gera os sintomas do transtorno disfórico pré menstrual, conhecido popularmente como TPM (tensão pré-menstrual).

Na gravidez há aumento da progesterona produzida na placenta e no pós parto a queda está relacionada com a depressão pós-parto. Profilaticamente os médicos podem administrar um progestágeno para mulheres que já tiveram depressão pós-parto e acabaram de ter um novo bebê, como medida preventiva. A progesterona também é produzida no cérebro, onde é transformada em alopregnenolona, atuando nos receptores GABA e levando a relaxamento e bem-estar.

Estresse crônico reduz os níveis de alopregnanolona, convertimento progesterona a cortisol. Progesterona e alopregnanolona também atuam como moduladores para outros sistemas neurotransmissores, como os sistemas serotoninérgico, colinérgico e dopaminérgico (Sundström-Poromaa et al., 2020).

A redução de progesterona na mulher com síndrome dos ovários policísticos e climatério gera insuficiência de energia, maior risco de depressão, perda de massa óssea (Prior, 2018). Na perimenopausa e menopausa hormônios (progesterona, estrogênio, preferencialmente bioidênticos) podem ser repostos para tratar sintomas e melhorar o bem-estar.

Mulheres que não podem fazer reposição hormonal também tem muito a cuidar. Dá para melhorar nível de melatonina, vitamina D, cortisol, T3, T4, apoiar a saúde mitocondrial. E tudo começa com um estilo de vida saudável incluindo dieta adequada, atividade física regular e sono de qualidade.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/