A TPM pode ser leve, moderada ou grave. Para o rastreamento usamos o seguinte questionário:
TPM GRAVE
Algumas mulheres possuem TPM grave, chamada transtorno disfórico pré-menstrual. Para o diagnóstico é utilizado o questionário da imagem. Uma triagem positiva para o transtorno requer:
1) a presença de pelo menos cinco sintomas do primeiro domínio, classificados como moderados a graves;
2) pelo menos um dos quatro primeiros sintomas centrais (raiva/irritabilidade; ansiedade/tensão; chorosa/sensibilidade aumentada a rejeições; e humor deprimido/desesperança) deve ser classificado como grave; e
3) impacto funcional grave de manifestações pré-menstruais endossadas.
TPM MODERADA A GRAVE - SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL
1) pelo menos cinco dos sintomas pré-menstruais do primeiro domínio classificados como moderados a graves;
2) presença de pelo menos um dos quatro primeiros sintomas classificados como moderados ou graves; e
3) pelo menos um item do segundo domínio classificado como moderado ou grave.
TPM LEVE
As participantes que não preenchem nenhum desses três critérios são classificadas como sem TPM ou TPM leve.
SUPLEMENTAÇÃO
Dentre os suplementos utilizados para redução da dor e cólicas estão: vitamina E, gengibre, vitex agnus castus, magnésio, Ômega-3, curcumina, vitamina D e cálcio. Claro, mulheres com muita cólica devem investigar se, além das alterações hormonais, existem doenças como endometriose. Para sensibilidade e dor nos seios podemos associar óleo de prímula (onagra) e borragem.
Para mulheres com humor deprimido e outras questões emocionais uma sérei de nutrientes cofatores para a síntese de serotonina são indicados: triptofano, 5htp, zinco, ferro, magnésio, B6, B9, B12, SAME e L-theanina para a síntese de GABA.
Para mulheres com compulsão por doces 5htp, B6, L-theanina, curcumina, metilfolato, magnésio quelado também funcionam bem. Caso precise de ajude agende sua consulta de nutrição online aqui.