As fases do sono

O sono é uma parte vital da boa saúde e da função ideal durante as horas de vigília. À medida que você obtém seu tão necessário descanso revitalizante à noite, seu corpo passa por vários ciclos de sono. Cada fase do sono é importante e benéfica para o corpo e a mente, mas o sono REM é especialmente fascinante porque aumenta a atividade cerebral, promove o aprendizado e cria sonhos.

Qual é a diferença entre sono REM e não-REM?

À medida que você dorme à noite, você passa por períodos de sono REM e não REM. O sono não REM ocorre em três estágios:

Fase 1: Quando você adormece pela primeira vez, está entrando na fase 1 do sono não REM. Você está relaxado, mas pode se mexer ou acordar facilmente por cerca de cinco a dez minutos.

Fase 2: A Fase 2 prepara seu corpo para o sono profundo. Sua frequência cardíaca e temperatura corporal diminuirão à medida que você começar a dormir levemente.

Fase 3: O sono profundo começa na fase 3, e você não será acordado facilmente, pois seu corpo trabalha para reparar tecidos e ossos e fortalecer seu sistema imunológico.

O sono REM

REM significa Movimento Ocular Rápido (Rapid Eye Movement). Durante este ciclo do seu sono, seus olhos se moverão rapidamente sob suas pálpebras. Durante o sono REM, sua atividade cerebral aumenta, seu pulso acelera e você tem sonhos. O sono REM ocorre primeiro depois que você dorme por cerca de 90 minutos. O primeiro ciclo geralmente dura cerca de 10 minutos, e cada tempo de ciclo aumentará para até uma hora na última fase antes de você acordar.

O sono REM é importante para o seu ciclo de sono porque estimula as áreas do cérebro que são essenciais para aprender e criar ou reter memórias. De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, um estudo que privou ratos de sono REM reduziu significativamente sua expectativa de vida, de dois ou três anos para cinco semanas. Ratos privados de todos os ciclos de sono viveram apenas três semanas. A importância do sono REM, em particular, é atribuída ao fato de que, durante essa fase do sono, seu cérebro exerce importantes conexões neurais que são fundamentais para o bem-estar e a saúde mental e geral.

Benzodiazepínicos, álcool, cigarro e cafeína prejudicam a entrada no sono REM. As três principais classes de medicamentos antidepressivos, inibidores da monoaminoxidase (IMAO), antidepressivos tricíclicos (TCA) e inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), podem diminuir também o sono REM.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/