O envelhecimento é caracterizado por uma perda progressiva da integridade fisiológica, levando ao comprometimento da função e ao aumento da vulnerabilidade física, com maior risco de morte. Essa deterioração é o principal fator de risco para as principais doenças crônicas incluindo câncer, diabetes, osteporosoe, declínio cognitivo, demência, obesidade, debilidade, osteoartrite, distúrbios cardiovasculares e doenças neurodegenerativas diversas.
A pesquisa do envelhecimento experimentou um avanço sem precedentes nos últimos anos, particularmente com a descoberta de que a taxa de envelhecimento é controlada, pelo menos até certo ponto, por vias genéticas e processos bioquímicos conservados na evolução. A figura abaixo enumera nove denominadores comuns do envelhecimento: instabilidade genômica, desgaste dos telômeros, alterações epigenéticas, perda de proteostase, detecção de nutrientes desregulada, disfunção mitocondrial, senescência celular, exaustão de células-tronco e comunicação intercelular alterada.
As nove características do envelhecimento propostas são agrupadas em três categorias. As quatro características do topo são consideradas as principais causas de danos celulares (intabilidade genômica, desgaste de telômeros, alterações epigenéticas e perda da proteostase). As três características intermediárias são parte das respostas compensatórias ou antagônicas, que inicialmente atenuam os danos, mas eventualmente, se crônicas ou exacerbadas, tornam-se também deletérias. As duas últimas características são marcas integrativas, o resultado final dos dois grupos anteriores de marcas registradas e são, em última análise, responsáveis pelo declínio funcional associado ao envelhecimento. Falo mais sobre as teorias do envelhecimento e estas características no vídeo abaixo:
COMO FREAR O ENVELHECIMENTO?
Os estudos atuais focam em estratégias para retardar o processo de envelhecimento como reativação de telômeros, controle da inflamação, inibição de mTOR com restrição calórica, ativação de sirtuínas, etc. Tenho vários vídeos sobre o tema lá no meu canal no YouTube. Inscreva-se para não perder conteúdos novos.
Aprenda a cuidar-se melhor na plataforma https://t21.video