A pesquisa em prevenção do câncer fornece evidências convincentes de que o aumento da ingestão de vegetais e frutas pode reduzir o risco de várias doenças malignas em humanos. Os fitoquímicos aí presentes fornecem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes benéficas que servem para melhorar o microambiente celular. Compostos conhecidos como flavonóides classificados como antocianidinas, flavonóis, flavanonas, flavonóis, flavonas e isoflavonas têm se mostrado bastante promissores como agentes quimiopreventivos.
A apigenina (4 ′, 5, 7-trihidroxiflavona), uma flavona vegetal importante, possuindo propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticâncer que afetam vários alvos moleculares e celulares usados para tratar vários tipos de câncer. Também aumenta a eficácia de vários medicamentos quimioterápicos, sem gerar toxicidade para células normais
Fontes de apigenina
A apigenina é encontrada em maior quantidade na salsa, no aipo (especialmente suas sementes), no espinafre, no orégano e no chá de camomila. Diversos estudos demonstram que a apigenina apresenta uma variedade de efeitos biológicos (principalmente anti-inflamatório, anticâncer e antioxidante), associados à redução não só do risco de câncer, mas também de outras doenças crônicas.