A vitamina B12 é um nutriente complexo, cuja principal função é a participação no ciclo do 1 carbono. A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel, que faz parte de uma família de compostos denominados de cobalaminas, devido a presença de cobalto ligado a um grupo cianeto. Dependendo dos outros compostos ligados à molécula, pode receber outros nomes como metilcobalamina, hidroxicobalamina, aquacobalamina e deoxiadenosilcobalamina.
A cobalamina é uma substância hidrossolúvel, sintetizada por microorganismos presentes no intestino de animais, a partir da vitamina B2 - riboflavina (Ealick & Begley, 2007). Depois é absorvida aparecendo em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios. Como seres humanos não são capazes de sintetizar a B12 precisam consumir alimentos de origem animal ou suplementar a B12.
Após absorção a cobalamina é essencial para diversas reações bioquímicas, funcionando como co-fator de duas enzimas. A metionina-sintase está presente no interior da célula e é responsável pela metilação da homocisteína. Se isto não acontece a homocisteína acumula-se e aumenta o risco de doenças cardiovasculares e Alzheimer. O aumento da homocisteína também pode acontecer quando há deficiência de vitamina B6 e/ou de vitamina B9.
Outra enzima dependente da B12 é a L-metilmalonil-CoA mutase, fundamental para a obtenção de energia no ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico) e também para a formação do grupo heme da hemoblogina, célula vermelha do sangue responsável pelo transporte de oxigênio e prevenção da anemia.
A B12 é uma vitamina única por conter em sua molécula um átomo de cobalto (Co3+). É este um dos motivos pelo qual a B12 recebe o nome de cobalamina. O cobalto na vitamina B12 serve para catalisar (acelerar) algumas reações bioquímicas.
Avaliação e suplementação da vitamina B12
Qual o melhor horário para suplementar vitamina B12?
Existem poucos estudos sobre esta temática, mas uma pesquisa mostrou que para pessoas que tem dificuldade em dormir, o ideal seria tomar a vitamina B12, para não desregular o ciclo circadiano (Hashimoto et al., 1996).
Se você tem disbiose, redução de HCl, se toma antiácido ou fez uma cirurgia de estômago, terá mais dificuldade de absorver B12. O próprio envelhecimento dificulta a absorção de algumas vitaminas e minerais. Com isso, aumenta a fadiga, o cansaço, a memória se deteriora e sintomas de depressão podem surgir. Mas calma, não precisa correr para tomar injeção de citoneurin (até porque dói pra caramba). Uma ótima opção é a vitamina B12 sublingual. Se precisar de ajuda marque aqui sua consulta: https://andreiatorres.com/consultoria