Onívoros são as pessoas e animais que se alimentam de todos os tipos de alimentos, tanto de origem animal, quanto de origem vegetal. Tais indivíduos precisam aprender a balancear o consumo destes alimentos, pois dietas com excesso de proteínas animais aumentam a morbidade e a mortalidade por doenças como mal de Alzheimer, câncer de cólon, câncer de pâncreas, catarata, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Dicas importantes:
Além de reduzir o consumo total de alimentos de origem animal, você pode:
- Substituir as carnes vermelhas e carnes embutidas por peixes;
- Trocar os cereais refinados pelos cereais integrais. Estes contém fibras e micronutrientes que auxiliam na prevenção das doenças crônicas;
- Incluir mais frutas e castanhas nos lanches;
- Reduzir o consumo total de alimentos industrializados.
Alimentos industrializados são em geral mais ricos em sódio, gorduras ruins, conservantes, corantes, adoçantes. Por exemplo, refrigerantes e sucos podem ter um valor calórico muito parecido, mas seus compostos são muito diferentes. Você sabia que o consumo regular de refrigerantes aumenta o risco de câncer e doenças cardiovasculares?
Já as carnes processadas, como mortadela, linguiça, presunto e salsicha contém nitratos, nitrosaminas (composto cancerígeno) e um excesso de fosfato, que aumentam o risco de câncer. O excesso de sódio destes alimentos também pode aumentar seu risco de desenvolver pressão alta, desmineralização óssea e cálculos renais.
Dra. Andreia Torres é especialista em nutrição clínica, nutrição esportiva e funcional, educação e promoção da saúde e desenho instrucional. É mestre em Nutrição Humana. Completou o doutorado em psicologia clínica e cultura na UnB (projeto ensino na saúde), com doutorado sanduíche em Comunicação em Saúde (Escola de Saúde Pública de Harvard). Para acessar o currículo completo clique aqui. Para cursos de formação em Yoga para gestantes clique aqui. Quer aprender mais sobre alimentação saudável? Assine o blog NutriYoga ou acompanhe a página no Facebook.