Sexta-feira: seu dia de drinks?

Amo tomar um vinho aqui em Boston quando chega o final de semana. E no Brasil adoro dividir uma cerveja com os amigos. O consumo exagerado de álcool é um problema de saúde pública. Aumenta o risco de vários tipos de câncer, aumenta o risco de acidentes e violência. Mas esse não é o caso. Não gosto de beber muito. Uma taça de vinho ou uma lata de cerveja e já estou feliz. E tem mais: pode ser saudável!

CONSUMO MODERADO DE ÁLCOOL

Metanálise com 84 artigos mostrou que o consumo moderado (nas quantidades abaixo) pode ajudar a aumentar o HDL-c ("colesterol bom") e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Mas se você não bebe continue assim! O álcool possui mais malefícios do que benefícios. Também não encoraje seus filhos, amigos ou clientes a beberem. Não temos como saber que relação as pessoas desenvolverão com o álcool.

Há, e se você está de dieta tenha cuidado com os coquetéis. A tabela aí em cima mostra o valor calórico de algumas bebidas. Para ter ideia do que significam, compare com alguns sanduíches do McDonalds:

Legenda: %VD = percentual do valor diário%VD significa a proporção em que determinado alimento ou bebida atende às suas necessidades energéticas diárias. Por exemplo, o sanduíche Big Tasty fornece 42% das calorias que a maioria das pessoas precisa e…

Legenda: %VD = percentual do valor diário

%VD significa a proporção em que determinado alimento ou bebida atende às suas necessidades energéticas diárias. Por exemplo, o sanduíche Big Tasty fornece 42% das calorias que a maioria das pessoas precisa em um único dia.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/