Não existe um só alimento que seja consenso no mundo da nutrição. Isto porque as pessoas não possuem os mesmos gostos, hábitos e genética. o café, por exemplo, é um alimento controverso. Quantidades excessivas aumentam o risco de nervosismo, sudorese, tremores e palpitações cardíacas, irritação cardíaca, úlceras, refluxo ácido e síndrome do intestino irritável. Também diminui a absorção do cálcio eafeta a qualidade do sono.
Porém, novo estudo publicado no Journal of Physical Chemistry B, mostrou que a cafeína possui propriedades antioxidantes, diminuindo a quantidade de radicais livres circulantes (veja figura ao lado).
Mas atenção: estudos apontam que gestantes devem passar longe do café e outras bebidas cafeinadas. E se você está amamentando cuidado com o café, pois ele pode aumentar as cólicas do bebê.
E mais: um pouquinho de café (1 a 2 xícaras) pode reduzir o risco de doenças do coração, mas o mesmo não se aplica com doses aumentadas.
Além disso, outro estudo mostrou que o café pode aumentar a absorção de glicose, por isto diabéticos e intolerantes a glicose deveriam reduzir o consumo: http://dicasdanutricionista.com.br/2008/05/23/cafe-aumenta-a-absorcao-de-glicose-2/
E se você tem o colesterol aumentado evite o café expresso, ingerindo apenas o café filtrado.
Ouça ao podcast sobre os prós e contras do consumo do café clicando aqui.
Está precisando de ajuda? Marque uma sessão enviando uma mensagem!