Álcool, poluição, alimentos ultraprocessados, altos níveis de estresse, dieta inflamatória, uso de medicamentos. Tudo isso sobrecarrega o corpo. São sinais de que você precisa de um detox:
- tem vontade frequente de comer doces
- acorda cansado
- vive com problemas digestivos
- sente dores
- pele ruim
- excesso de peso
Dicas de detox natural
Inicie uma atividade física. Se já estiver praticando continue esta moleza. Nada de ficar parado. Se você está parado comece devagar, pode ser uma caminhada.
Capriche na proteína. Este nutriente confere saciedade fazendo com que você coma menos durante o dia. Mas não precisa exagerar. Uma porção entre 30 e 80 gramas de carne magra é suficiente para a maioria das pessoas. Você também pode substituir a carne por castanhas, soja, tofu, quinoa...
Diminua as porções. Se você come duas colheres de arroz diminua para 1 ou 1,5. Diminuindo o tamanho da porção você emagrece, facilita a digestão e dá um tempo para seu organismo fazer a destoxificação necessária.
Escolha bem seus carboidratos. Prefira os integrais, ricos em fibras. Frutas, verduras e cereais integrais são alimentos que não podem faltar. São ricos em fibras que tem um efeito positivo no metabolismo, diminuem a secreção de insulina e a deposição de gordura. Tente retirar nestes dias a pizza, os biscoitinhos, pães brancos, tortas, bolos e doces em geral. Vai lá: são só 5 dias!
Selecione o tipo certo de gordura. Gorduras auxiliam no controle da fome já que são vagarosamente digeridas. Porém, é importante escolher certo já que gorduras saturadas e trans aumentam o risco de doenças. Prefira as gorduras boas presentes nas nozes e castanhas, no azeite de oliva, no abacate, no açaí e nos peixes. Estas melhoram a saúde do coração e do cérebro.
Atenção: existem casos em que detox não é indicado. Assista este vídeo:
Precisa de ajuda? Marque uma consulta.