Estudo publicado na Nature, por pesquisadores ingleses, sugere que o câncer é uma "doença produzida pelo homem". Foram estudadas centenas de múmias egípcias dos museus do Cairo e da Europa e nelas observou-se apenas 1 caso de câncer. A incidência de câncer explodiu na verdade após a revolução industrial em decorrência das mudanças na dieta e do aumento da poluição atmosférica. O professor Michael Zimmerman, foi o primeiro a detectar um caso de câncer em múmias do período Ptolemaico (305 a.C.) e explica: "como não existiam cirurgias para este tipo de doença, vestígios de câncer devem permanecer nos tecidos das múmias. Em decorrência da raridade observada, chega-se a conclusão de que esta é uma doença afetada pela industrialização."
Fonte: A. Rosalie David & Michael R. Zimmerman."Cancer: an old disease, a new disease or something in between?". Nature Reviews Cancer 10, 728-733 (October 2010) .
Se precisar de acompanhamento durante o seu tratamento entre em contato utilizando o formulário do canto inferior da página.
Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres: