A caquexia - condição caracterizada por dramática perda de peso e massa muscular, fadiga, fraqueza e anemia - reduz o funcionamento e modifica a estrutura do músculo cardíaco em ratos com câncer de cólon. A caquexia é responsável por algo entre 1/5 e 1/3 das mortes em indivíduos em tratamento do câncer porém alguns aspectos da condição continuam pouco entendidos. No estudo em questão foram demonstrados danos musculares nas fibras cardíacas dos animais caquéticos e mudanças mitocondriais (Tian et al., 2010).
As mitocôndrias são as usinas de força da célula, capazes de converter compostos carbônicos dos alimentos que consumimos em energia (ATP) e, nos tecidos cardíacos estudados, as mesmas encontravam-se em péssimas condições. Além disso, examinando-se a função dos genes no músculo cardíaco foi observado que as proteínas associadas com a geração de força foram convetidas da forma adulta (MHCα) para a forma fetal (MHCβ) nos ratos caquéticos, fenômeno ligado à falhas cardíacas. Outros estudos são necessários afim de testar drogas e suplementos que não só previnam a caquexia mas também as falência do músculo cardíaco. De qualquer forma, fica claro que o acompanhamento nutricional é importantíssimo afim de prevenir o emagrecimento, a perda de massa muscular severas, a parada cardíaca e também afim de tratar eventuais disfunções mitocondriais.
Prevenção da caquexia do câncer
Um dos aspectos associados à caquexia é a inflamação, com aumento de TNF-alfa, IL-1 e IL-6 que favorecem a proteólise muscular. O ômega-3 inibe a via do NFkB, reduzindo a cascata inflamatória e reduz a degradação muscular. Uma suplementação de 2g de ômega-3 ao dia é recomendada (Malta; Estadella; & Gonçalves, 2019).
Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.
Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:
Proteína vegana sem corantes e sabor neutro: