O consumo de muitos alimentos contendo frutose pode induzir resistência à leptina, condição que pode levar ao excesso de peso. A frutose, açúcar encontrado naturalmente nas frutas, tem seu uso muito grande em alimentos industrializados. O xarope de frutose (também vendido como xarope de milho) é muito utilizado, por exemplo, em refrigerantes, doces, bolos e outros alimentos doces.
De acordo com estudo, publicado no American Journal of Physiology - Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, este alto consumo pode levar à resistência à leptina, que ocorre silenciosamente. Outros estudos já haviam demonstrado que uma elevação nos triglicerídeos plasmáticos diminui o transporte de leptina pela barreira hematoencefálica (no cérebro). E, quando a leptina não chega ao cérebro, o mesmo não recebe a mensagem para pararmos de comer. Agora, outros estudos estão sendo feitos a fim de investigar se a resistência à insulina pode ser revertida com a retirada da dieta rica em frutose.
Adotar dieta antiinflamatória e suplementos adequados, incluindo curcumina C3 com bioperina: Associados a redução da leptina em pacientes inflamados (Shadnoush et al., 2020). Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição online.