Notícia Revista Veja.com - Ciência e saúde: Ciência
Pesquisa: por que é difícil manter o peso
05 de Maio de 2008 | 08:27
O efeito sanfona e a dificuldade para manter o peso depois de uma dieta bem-sucedida podem ser explicados pelo número de células adiposas que é definido na infância. Um estudo publicado na revista científica britânica Nature indica que o número total de células de gordura no corpo é estável e a produção de outras novas é compensada pela destruição das que morrem.
Todos os anos, ocorre uma renovação de 10% dessas células. Assim, quando se perde peso na idade adulta, apenas a massa das células é reduzida. Não há diminuição no número de células adiposas. E quando o tecido é renovado, a tendência é readquirir a massa anterior à dieta. Isso explica, segundo os cientistas, "ao menos parcialmente, porque é tão difícil manter o peso alcançado depois de emagrecer".
Os pesquisadores do Instituto Karolinska de Estocolmo (Suécia) estudaram tecidos procedentes de lipoaspirações e de reconstruções abdominais. Eles concluíram que, depois da infância, o número de células adiposas permanece constante. O estudo confirma as estatísticas que demonstram que a maior parte dos adultos obesos já o eram na infância. Só 10% das crianças com peso normal convertem-se em obesos. Mais de 75% das crianças obesas conservam esta condição na idade adulta.
Para os cientistas, estes dados tornam possível a definição de novas linhas de tratamento para a obesidade. Adotar medidas desde a infância para frear a renovação de células adiposas mortas podeser uma alternativa eficaz.
Fonte: veja.com
Fonte da imagem: http://www.femhealth.com/images/graphics/child249x267.jpg