Como o brócolis combate o câncer?

Compostos químicos presentes na família das crucíferas (que incluem brócolis, couve-flor e repolho) podem aumentar o reparo do DNA nas células diminuindo a incidência do câncer. Isto é o que confirma um novo estudo publicado no British Journal of Cancer  que mostrou como isso possivelmente ocorre: vegetais como o brócolis contém um composto denominado I3C. Já a soja  contém genisteína.

A reparação de proteínas é regulada pelos genes BRCA1 e BRCA2 e indivíduos com menores concentrações de BRCA estão submetidos a maior risco de desenvolver certas formas de câncer como mama, ovários e próstata. Os pesquisadores sugerem que os compostos I3C e genisteína aumentam a quantidade de BRCA no organismo.

O papel da dieta no câncer é complexo e esta pesquisa explora um aspecto molecular interessante. Apesar deste mecanismo ser hipotético estudos epidemiológicos já haviam comprovado os benefícios do consumo de crucíferas e da soja ou seja, mesmo que o modelo não seja confirmado existirão outros compostos nestes alimentos capazes de nos proteger.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags