CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO DOS GINASTAS MIRINS

Nesta semana um pai trouxe seu filho de 12 anos, ginasta olímpico, para uma consulta. O menino, com peso e altura ótimos para a idade chegou com a queixa de que o técnico acha-o gordo e por conta própria o colocou em uma dieta com poucas calorias e que o deixava várias horas sem ingerir nada, inclusive durante as 4 horas de treino. O resultado: muito cansaço, menor concentração e menos disposição para treinar.

A ginástica olímpica requer força, agilidade, velocidade e elasticidade. Para realizar o longo treino o garoto requer energia. A primeira fonte é o estoque de glicogênio dos músculos. Este estoque não estava sendo reposto de um dia para o outro em virtude do baixo consumo de alimentos, principalmente carboidratos. Além disso, como este ginasta ainda está crescendo temos que ter a certeza de que receberá nutrientes suficientes para crescer e se desenvolver adequadamente.

Por isto, se seu filho está engajado em alguma atividade física preze por sua alimentação e seu desenvolvimento. Isto evitará problemas como anemia, déficit de crescimento e distúrbios alimentares, comuns em esportes como este, principalmente quando o adolescente pretende seguir a carreira como atleta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/