Apesar dos inúmeros estudos mostrando os malefícios do fumo muitos indivíduos adiam o dia em que pararão de fumar devido ao temor de ganhar peso durante o processo. Pesquisas mostram que este ganho de peso gira em torno de 2 e 3 kg mas que os efeitos são geralmente temporários. Além disso o ganho de peso não pode ser uma desculpa uma vez que fumar é mais perigoso do que estar poucos quilos acima do peso ideal. Porém se o ganho de peso for sua maior preocupação siga algumas dicas que o ajudarão a reduzir o ganho de peso:
1. Gomas de mascar
Um estudo recente mostrou que as gomas de mascar sem açúcar podem suprimir o apetite e o desejo por doces.
2. Escove os dentes
Muitas pessoas relatam que escovar os dentes após as refeições ajuda a diminuir a vontade de beliscar.
3. Gosto ruim
Alguns alimentos não combinam com o cigarro e podem ajudar a parar: laticínios, frutas, hortaliças e água são boas opções.
4. Aumente o consumo de vitamina C
FPessoas que fumam, por exemplo, produzem mais radicais livres e metabólitos oxidantes com alta afinidade pela hemoglobina presente nas hemácias (células vermelhas do sangue, cuja função é transportar gases). O próprio monóxido de carbono (CO2) gerado na queima do cigarro tem maior afinidade pela hemoglobina que o oxigênio, gerando uma situação de hipóxia (baixa oxigenação). O organismo tenta compensar o fato aumentando a produção de hemácias (também chamados eritrócitos), numa tentativa de aumentar a disponibilidade de locais para ligação com o oxigênio. O problema é que o sangue torna-se mais viscoso, comprometendo a circulação e a própria oxigenação de tecidos. A velocidade de hemossedimentação (VHS) cai severamente (de 11 para 5, em média), dificultando a detecção de inflamações e o tratamento de doenças.
umantes tendem a ter baixas concentrações de vitamina C no sangue. Esta vitamina atua como um antioxidante prevenindo uma série de doenças. Consuma mais frutas e hortaliças e não precisará de nenhum suplemento ou medicamento especial. Estes alimentos também tem a vantagem de serem pouco calóricos.
5. Treine seus pulmões
Após 24 horas sem cigarros seu pulmão já começará a se livrar do muco causado pelo hábito de fumar. Faça alguma atividade física leve para ajudá-lo neste processo e para aumentar o gasto calórico. Se você for sedentário procure um cardiologista e faça um check-up antes de iniciar. O cigarro reduz a oxigenação do organismo e isso precisa ser trabalhado.