Qual é a diferença entre adenina e adenosina?

Existem termos parecidos que geram confusão. É o caso de adenina e adenosina. Esses componentes estão presentes nas células do corpo. A principal diferença entre uma e outra é que a adenosina é um nucleosídeo, enquanto a adenina é uma base nitrogenada. Calma, muita calma nessa hora. Vamos entender!

Os termos adenosina e adenina estão relacionados a sistemas biológicos, uma vez que são componentes do ácido nucleico. Os ácidos nucleicos são as moléculas mais importantes do controle celular. No DNA e RNA, contém a informação genética. Os ácidos nucleicos (ou nucleotídeos) são formados por fosfato + base orgânica nitrogenada + pentose (açúcar com cinco átamos de carbonos), ribose no RNA e dexoxirribose no DNA. Um nucleosídeo é um nucleotídeo ou ácido nucleico, sem o grupo fosfato.

Os ácidos nucleicos DNA e RNA são formados por nucleotídeos

O que é adenosina?

A adenosina é um nucleosídeo de ocorrência natural que está presente em várias formas em todas as células do corpo. Ao considerar a estrutura deste composto, trata-se de um nucleosídeo de purina que contém uma molécula de adenina ligada a uma molécula de açúcar ribose. Os derivados da adenosina são comuns na natureza; por exemplo, ATP ou trifosfato de adenosina.

Adenosina: nucleosídeo formado pela união da base nitrogenada adenina + o açúcar ribose

A fórmula química da adenosina é C10H13N5O4 enquanto sua massa molar é 267,24 g/mol. Este nucleosídeo pode atuar como um neuromodulador. Isso significa que pode regular diversas populações de neurônios. Entre os usos medicinais da adenosina, o tratamento de ritmos cardíacos anormalmente rápidos é a aplicação mais comum (taquicardia supraventricular ou TVS).

O que é Adenina?

Adenina é uma base nitrogenada (ou nucleobase) de purina. Em outras palavras, é um derivado de purina. As outras três bases nitrogenadas que constituem a estrutura dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) são guanina, citosina e timina.

Adenina: forma química C5H5N5

Existem vários tautômeros (isômeros interconvertíveis) de adenina e muitas vezes os consideramos equivalentes. Isômeros apresentam partes iguais, a mesma fórmula molecular. A adenina é uma base nitrogenada formada a partir do nucleotídeo inosina monofosfato.

É isso. A principal diferença entre adenosina e adenina é que a adenosina é um nucleosídeo, enquanto a adenina é uma nucleobase (ou base nitrogenada). Ao considerar a fórmula química de cada composto, a adenosina tem C10H13N5O4 como fórmula, enquanto a adenina é C5H5N5. Além disso, a adenosina é uma combinação de adenina e da molécula ribose (um carboidrato de 5 carbonos). Já a adenina ocorre em várias formas de tautômeros.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/