Raizes da desregulação hormonal em mulheres

Muitas mulheres passam a vida com queixas de espinhas, problemas de pele, questões cognitivas, irritabilidade, sejam associadas ao período pré-menstrual, à questões de saúde como síndrome dos ovários policísticos, endometriose ou a aproximação da menopausa. Mas desconfortos intensos não são normais, tanto que não é uma questão para todas as mulheres, apesar de ser comum.

Causas da desregulação hormonal feminina

Entre principais gatilhos para os problemas hormonais estão:

  • Disfunção mitocondrial

  • Disbiose intestinal

  • Metabolização ineficiente de toxinas

  • Alterações na comunicação cérebro-glândulas

  • Consumo excessivo de alimentos ultraprocessados

  • Desnutrição

  • Falta ou excesso de atividade física

  • Estresse crônico

  • Falta de tempo para descansar ou sono de qualidade insuficiente

  • Uso de medicamentos

  • Envelhecimento e entrada na menopausa

Microbiota e equilíbrio hormonal

Antibióticos, anticoncepcionais, antidepressivos, estresse, alimentação pobre em fibras e fitoquímicos mexem com a microbiota, tanto a intestinal, quanto a vaginal. Sabemos que pelo menos oito espécies de bactérias são importantes para a proteção contra o ganho de peso excessivo. Bactérias boas produzem mais butirato, um ácido graxo de cadeia curta, fundamental para um ambiente menos inflamado.

Nossa flora intestinal pode afetar a maneira como metabolizamos a gordura, por exemplo, como o hormônio FIAF - fator adiposo induzido pelo jejum. Enquanto jejuamos, nosso corpo precisa parar de armazenar gordura e começar a queimar. O FIAF é um dos hormônios que sinalizam ao nosso corpo para fazer isso, o que pode ser útil para quem é obeso e pode ser uma das maneiras pela qual a flora intestinal gerencia nosso peso.

Algumas bactérias reprimem esse hormônio, aumentando assim o armazenamento de gordura. Por outro lado, quando alimentamos nossas bactérias com mais e variadas fibras, mais elas produzem butirato, capaz de regular positivamente o hormônio FIAF em todas as linhas celulares humanas testadas até agora.

Assim, um dos primeiros passos para regular os hormônios (não só o FIAF mas todos os outros) é comer bem e cuidar do intestino, que devem estar funcionando diariamente. O seu está?

Mulheres na perimenopausa e menopausa frequentemente optam pela reposição hormonal para que possam lidar melhor com sintomas como fogachos e irritabilidade. Neste caso, alguns cuidados são necessários:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags