Mecanismos da perda de peso com a dieta cetogênica

Há evidências de que a dieta cetogênica é uma terapia eficaz para perda de peso. Um dos motivos é que esta dieta (rica em gordura, moderada em proteína e pobre em carboidratos) reduz a secreção de insulina. Quando há muita insulina circulante há maior estoque de gordura. Com menos insulina há maior queima de gordura.

A restrição de carboidratos esgota os estoques de glicose e glicogênio, fazendo com que o corpo tenha também que queimar proteína. Este é um processo caro que aumenta o gasto calórico e ajuda a suprimir o apetite. Lembre, entretanto, que sem carboidrato, muita água é perdida. O processo de desidratação também contribui para menos peso na balança.

Com o passar do tempo e a elevação dos corpos cetônicos há supressão do apetite, da inflamação e do estresse oxidativo, o que também contribui para a maior perda de peso. Um mecanismo adicional é a regulação da expressão de genes associados à termogênese. Isto facilita a manutenção do peso a mais longo prazo (Nakao et al., 2017).

A dieta cetogênica pode ser adaptada para que tenha características bem antiinflamatórias. Isto facilita a perda de peso, a adesão e reduz o risco de doenças metabólicas (McGaugh, 2022).

DIETA CETOGÊNICA PASSO A PASSO (para leigos).

Se você é profissional de saúde entre na plataforma t21.video

AGENDE SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/