Exercício físico e saúde metabólica

Pesquisas mostram a importância do exercício físico na redução do risco de doenças crônicas como problemas cardíacos, esteatose hepática não alcoólica, síndrome metabóloa, Alzheimer, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. O exercício também aumenta a expectativa de vida, melhora a eficiência metabólica e ajuda no controle da glicemia e do peso.

A American Heart Association (Associação Americana do Coração) recomenda que adultos façam pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa (ou alguma combinação dos dois tipos de exercício).

Como o exercício físico ajuda na prevenção e controle do diabetes?

A curto prazo, o exercício aumenta a captação de glicose no músculo, durante e aproximadamente 2 horas após uma sessão de 30 minutos. Uma meta-análise recente indicou que mesmo uma caminhada de apenas 2 minutos após uma refeição pode atenuar as respostas extremas de glicose no sangue, embora uma caminhada de 30 a 45 minutos seja uma estratégia muito mais valiosa para o controle da glicemia.

Uma sessão de exercício moderado pode melhorar a sensibilidade à insulina nas 16 a 48 horas seguintes, levando a níveis melhores de glicose no sangue. No entanto, se você interromper sua rotina de exercícios por mais de 3 a 5 dias, a resistência à insulina começará a piorar novamente.

O exercício rotineiro a longo prazo pode continuar a melhorar a sensibilidade à insulina, e os indivíduos que são regularmente ativos podem se recuperar de um período de inatividade mais rapidamente do que aqueles que não treinam regularmente.

Todos os exercícios (aeróbicos, de resistência e HIIT) melhoram a saúde metabólica, mas exercícios combinados podem ser a melhor opção. Tente 2-3 dias por semana de treinamento aeróbico (mínimo de 1 hora por semana) e 1-2 dias por semana de treinamento de resistência (1 hora por semana).

PRECISA DE AJUDA COM SUA DIETA? MARQUE SUA CONSULTA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags