Práticas integrativas no tratamento da síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune, um distúrbio do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca. Uma condição em que o sistema imunológico ataca as células que produzem saliva e lágrimas. O número de pessoas com Sjögren tem crescido muito nos últimos anos e para controle dos sintomas o paciente deve:

1) adotar uma dieta antiinflamatória e com controle da carga glicêmica

2) para controlar a secura na boca e o aparecimento de cáries usar de 2 a 3 vezes por dia chá de alecrim e de hortelã;

3) suplementar DHA isolado, a partir de 1g/dia;

4) consumir 1 colher de sobremesa de óleo de linhaça e óleo de krill antes do jantar e antes do almoço;

5) complementar a suplementação com extrato padronizado de cúrcuma (95% de curcuminóides) entre 200 a 400 mg/dia;

6) fazer shots com limão ou vinagre + 20 a 30 gotas de tintura de alecrim (encontramos em farmácias magistrais) + gengibre, logo ao acordar;

7) retirar glúten, adoçantes, bebida alcoólica e açúcar;

8) usar probióticos diariamente, para competir com as bactérias cariogênicas:

9) fazer aromaterapia com óleo essencial de alecrim, olíbano e hortelã.

10) Suplementar ômega-7 de anchova ou seaberry (opção vegana e possível manipular) ou óleo de avestruz para boa hidratação das mucosas.

Doença autoimune tem cura?

Ainda não existe cura para as doenças autoimunes mas dá para controlar sintomas muito bem, com estratégias que reduzem inflamação e regulam a autoimunidade. Além da dieta, todo paciente precisa dormir bem, controlar estresse, praticar atividade física e yoga.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/