Tratamento da doença de Graves

A doença de Graves é uma doença autoimune bastante comum em que o sistema imunológico do corpo cria anticorpos para o receptor do hormônio tireoestimulante (TSH). Este hormônio é produzido no cérebro, pela hipófise, e tem como finalidade estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4, que controlam todo o metabolismo. Quando há produção de anticorpos para TSH é comum um estímulo excessivo na função da glândula tireoide, com produção excessiva de T3 e T4 e sintomas de hipertireoidismo.

Manifestações clínicas da doença de Graves e hipertireoidismo

Os sintomas mais comuns da doença de Graves incluem:

  • excesso de calor corporal,

  • diarreia devido ao trânsito gastrointestinal mais rápido

  • tremores,

  • taquicardia (frequência cardíaca acelerada)

  • exoftalmia - "saliência dos olhos"

Causas da doença de Graves

O excesso de ferro no organismo é associado a maior risco de doença de Graves, principalmente se houver uma tendência genética. Como resultado o exame de sangue apontará baixa produção de TSH e aumento do hormônio T4 circulante.

Tratamento da doença de Graves

A doença de Graves é mais comumente tratada com medicamentos que bloqueiam o metabolismo dos hormônios da tireoide ou com outros medicamentos, como iodo radioativo, que causa destruição da glândula tireoide. Neste caso, o resultado é o hipotireoidismo, que será posteriormente tratado com hormônios da tireóide.

O melhor tratamento não farmacológico para hipertireoidismo é o aminoácido L-carnitina (1 a 4 gramas ao dia) por via oral. A carnitina impede a entrada do hormônio tireoidiano no núcleo da célula, bloqueando a maioria dos efeitos do excesso de hormônio tireoidiano.

Como a doença de Graves é uma doença autoimune, deve-se dar atenção à normalização da função imunológica (imunomodulação nutricional) e à remoção dos gatilhos da autoimunidade, como alimentos alergênicos / imunogênicos, infecções microbianas disbióticas e xenobióticos. Discuto mais sobre este tema neste curso online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags