2 motivos para avaliar a vitamina B12 anualmente em crianças com síndrome de Down

A vitamina B12 é muito comentada na síndrome de Down por estar envolvida no metabolismo de um carbono, participando das vias de remetilação e transulfuração da homocisteína para formação da S-adenosilmetionina (SAM), que está relacionada às reações de metilação (DNA, RNA, proteínas, neurotransmissores, fosfolipídios e histonas). A vitamina B12 baixa prejudica as reações de metilação e o desenvolvimento. Este é o primeiro motivo para a avaliação.

Por outro lado, o excesso de B12 não é aconselhável. Além de gerar hipermetilação, interfere na ação de medicamentos anticonvulsivantes. Além disso, níveis muito altos estão associados a vários tipos de câncer inclusive as leucemias. Falo do tema neste vídeo:

Outras condições associadas à elevação de vitamina B12

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/