Modificando pensamentos automáticos para conseguir emagrecer

Pensamentos automáticos podem trazer sensações e comportamentos disfuncionais ou negativos. Para modificar tais pensamentos precisamos questionar sua validade, se ajudam ou atrapalham a pessoa e como podem ser modificados com o uso de algumas técnicas.

Exemplos de pensamento automáticos que atrapalham o processo de emagrecimento:

  • "Nunca vou ser magro, toda minha família é assim".

  • "Não emagreço por culpa da minha família, que compra muita porcaria".

  • "Não adianta eu me esforçar, sempre volto a engordar".

  • “Ninguém vai gostar de mim se eu não emagrecer”.

  • “Eu não vou ser feliz se não emagrecer”.

  • “Preciso emagrecer 10 kg para casar” ou “Só posso casar se emagrecer”.

O primeiro passo é reconhecer estes pensamentos. O segundo passo é descrevê-los: quando apareceram? Onde eu estava? Por que surgiram (estou comparando meu corpo com algo que vi no instagram, no youtube ou em outra mídia?), são pensamentos típicos (aparecem sempre ou não?), o quanto incomodam, o quanto atrapalham a vida?

Além disso, será que tudo que penso é verdade? Não existe ninguém acima do peso feliz? Ou que encontrou o amor mesmo sem emagrecer? Se existem outras possibilidades, o que pode significar para sua vida?

Depois deve-se propor uma solução para que possa lidar melhor com estes pensamentos. Como foi no passado, o que pode melhor daqui pra frente? Mudanças no estilo de vida serão benéficas? Que mudanças seriam possíveis no momento? Se eu vou comer um doce, de que forma posso fazer isso? Preciso comer a caixa toda? Se eu fizer isso, como me sentirei? Como foi no passado? O que senti? Existem outras formas de me comportar que seriam mais adequadas dentro do que você objetiva? Como você gostaria de sentir-se daqui pra frente? Qual é a melhor coisa que poderia acontecer se você mudasse? Qual a pior coisa que poderia acontecer se você mantivesse os mesmos comportamentos?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/