Açúcar e sintomas de déficit de atenção e hiperatividade

A hiperatividade infantil é uma condição de desenvolvimento neurológico geralmente diagnosticado na infância e que pode durar até a idade adulta. Entre os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) estão atividade motora excessiva, impulsividade, ,distração e déficit de atenção significativo. O diagnóstico é feito quando esses os sintomas são mais graves e persistente do que o esperado para o idade e o nível de desenvolvimento da criança. As causas para o TDAH incluem fatores genéticos e ambientais (desnutrição durante a gestação, ambiente inflamatório durante a gestação, efeito de toxinas). Alguns dos sintomas parecem ser causados por alterações na produção de dopamina e adrenalina.

CEREBRO.jpg

Para um grupo de pessoas com TDAH o açúcar parece influenciar os sintomas de atenção e hiperatividade, pois entra rapidamente na corrente sanguínea, desencadeando mudanças rápidas nos níveis de glicose e iniciando a produção de adrenalina.

A adrenalina é um hormônio produzido em situações de estresse, capaz de fornecer um impulso de energia a curto prazo para que possamos lidar com situações críticas. A variação nos níveis de adrenalina podem gerar vários sintomas em crianças: tremores, aumento da ansiedade, redução na capacidade de concentração, agitação. As pesquisas na área ainda são controversas mas o problema maior parece quando as crianças consomem grande quantidade de açúcar de estômago vazio. Assim, o açúcar deve ser consumido como parte de uma refeição principal e preferencialmente na forma natural (leite humano, vaca ou ovelha, iogurtes, frutas). Refrigerantes e sucos adoçados devem ser evitados, assim como biscoitos recheados e balas (Paglia et al., 2019).

Todas as pessoas são únicas mas o mais importante na dieta infantil é a variedade. Devem ser disponibilizados alimentos de todos os grupos e cores. A criança deve ser também bem hidratada, com água, água de coco e chás de ervas (para aquelas acima de 4 anos). Aprenda mais sobre alimentação infantil em meu curso online. Para agendamento de consultoria envie uma mensagem.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags