Preparo do kefir de leite

O kefir é uma cultura de microorganismos (principalmente lactobacilos e leveduras) que sobrevivem fermentando a lactose ou o açúcar comum (sacarose). Estes microorganismos, ao consumirem estes carboidratos sintetizam ácido lático e enzimas. No processo os grãos de kefir (constituídos por microorganismos) se multiplicam em alta velocidade.

Todo o kefir é feito usando o grão de kefir em líquido com carboidrato naturalmente presente (como a lactose do leite) ou adicionado (como o açúcar de mesa, no caso do kefir de água). As bactérias usarão este carboidrato para crescer. Ao final a bebida terá muito pouco carboidrato. Para fazer o kefir de leite adicione cerca de 100g de grãos de kefir à 1 litro de leite (pode ser integral, desnatado ou semi-desnatado), em um recipiente de vidro que deverá ser mantido a temperatura ambiente por 12 a 36 horas. Após o período de fermentação, escorra o líquido, separando os grãos de kefir.

Os grãos poderão ser novamente usados. O líquido deverá ser consumido ou guardado no refrigerador. Você pode comprar o grão de kefir em casas especializadas ou buscar na internet as pessoas que doam o kefir em sua cidade. A colônia de microorganismos, se bem cuidada, vai crescendo, podendo ser doada, caso não seja consumida.

Kefir tem efeito benéfico na luta contra a doença de Alzheimer

Se você me acompanha já sabe que intestino e cérebro comunicam-se. Intestino saudável, cérebro mais saudável. Intestino ruim, cérebro mais sofrido. A Turquia lidera no mundo o número de casos de doença de Alzheimer. Em segundo lugar vem o Brasil. Temos que cuidar do nosso cérebro! Um estudo publicado na Lancet mostra que o prejuízo do brasileiro em relação à cognição é grave, com um aumento de mais de 500% nos últimos anos.

Os medicamentos disponíveis, como os inibidores da acetilcolinesterase e a memantina que bloqueia receptores do tipo NMDA, não são suficientes para bloquear a evolução da doença e a atrofia do cérebro. Nesse cenário, surge uma notícia interessante por meio de uma pesquisa brasileira, que mostra a associação dos medicamentos com o alimento Kefir, rico em probióticos (bactérias boas). Com o uso do Kefir o intestino melhorou e a neuroinflamação diminuiu (Ton et al., 2020). O Kefir pode ser feito em casa e como as colônias de bactérias crescem muito, pode ser doado para outras pessoas. Você consome?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags