Coluna saudável = saúde

O corpo humano é composto por 70 trilhões de células. Destas, 10 milhões morrem a cada segundo, sendo repostas imediatamente. Para que tudo corra bem neste processo as células nervosas trabalham incessantemente. Comunicam-se umas com as outras, enviam mensagens, comandam a restauração. Só que 1 em cada 10 pessoas passa mais de 8 horas por dia sentada. Com isso a coluna fica menos flexível.

Spine.jpg

Passar muito tempo sentado não é nada natural para a coluna. A mesma possui curvaturas, a forma da letra S, mas passando muito tempo sentado a coluna vai assumindo o formato da letra C. A má postura na cadeira, a inclinação, o enfraquecimento dos músculos abdominais dificultam a sustentação do corpo. Com isso a carga acaba indo da coluna para a pélvis, exercendo pressão sobre os discos intervertebrais.

Dentro da coluna está a medula espinhal, por onde passam os nervos do sistema nervoso. Coluna pouco saudável significa um funcionamento nervoso menos saudável também. Assuma a responsabilidade pela sua saúde, levante a cada hora e dê uma voltinha, aprenda a alongar-se, mantenha uma postura adequada enquanto estiver sentado. Não tem tempo de ir para a academia ou natação? Então pratique yoga em casa ao chegar do trabalho. Sua coluna agradece!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/