Efetividade da prática de yoga no tratamento da ansiedade e da depressão

Praticar yoga pode aliviar a depressão. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada na revista PLoS ONE (Prathikanti et al., 2017). O estudo incluiu 38 adultos, que foram formalmente diagnosticados com depressão de leve a moderada. Eles não estavam realizando nenhum outro tratamento para depressão, como antidepressivos, psicoterapia, ervas, suplementos ou outras abordagens mente-corpo.

Metade dos participantes fieram aulas de 90 minutos de hatha yoga, duas vezes por semana, durante dois meses. A outra metade (o grupo de controle) passou uma quantidade equivalente de tempo em aulas teóricas, onde aprenderam sobre a história e filosofia do yoga. Ao longo do estudo, os sintomas de depressão diminuíram mais no grupo yoga do que no grupo controle. As aulas de hatha yoga incluem componentes físicos - como posturas do corpo, técnicas de respiração, técnicas de relaxamento e meditação.

No mesmo mês em que a pesquisa do Dr. Prathikanti foi publicada, um estudo do Centro Médico da Universidade de Boston relatou descobertas semelhantes. No caso, 32 pessoas com depressão maior (algumas das quais estavam tomando antidepressivos) foram divididas aleatoriamente em duas ou três aulas de Iyengar Yoga por semana, além de também praticarem em casa. O Iyengar Yoga é uma escola de hatha yoga que se concentra nos detalhes e precisão nas posturas e no controle da respiração. Ao final do estudo de 12 semanas, os sintomas depressivos diminuíram em ambos os grupos (Streeter et al., 2017).

Enquanto a maior parte das medicações usadas no tratamento da depressão ataquem a produção de neurotransmissores monoamínicos, como a serotonina, a dopamina e a norepinefrina, o yoga é uma intervenção cujo alvo é o sistema parassimpático e o ácido gama-aminobutírico, fornecendo um caminho distinto para o tratamento. Esses achados corroboram um estudo de novembro de 2016 da Universidade da Pensilvânia que concluiu que uma prática de meditação baseada na respiração ajudou a reduzir os principais sintomas depressivos naqueles que tiveram uma resposta inadequada aos tratamentos farmacológicos antidepressivos (Sharma et al,. 2016)

Você pode meditar em casa mesmo. Segue aqui mais um vídeo meu para você:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/