Os folatos são cruciais para a vida, como um componente e catalisador para reações bioquímicas essenciais, particularmente e especialmente através do seu papel central no metabolismo dos nucleotídeos para a síntese de DNA e processos de metilação (Menezo et al., 2022).

A família do folato contém um anel 2-amino-4-hidroxi-pteridina e uma porção p-aminobenzoíla ligada por um grupo metileno (CH2), que são então ligados por uma ligação amida ao grupo α-amino de um monoglutamato ou poli-γ-glutamato. Os grupos metil ocupam as posições N5 e N10 entre os vitâmeros.

O tetraidrofolato (THF) é gerado a partir do ácido fólico da dieta e opera como um aceptor universal de um carbono, onde os estados de oxidação das unidades metil incluem metanol, formaldeído ou formato. A diidrofolato redutase (DHFR) catalisa uma reação de duas etapas que converte o ácido fólico em diidrofolato (DHF) e, em seguida, em THF.
É fácil confundir estas nomenclaturas. Mas profissionais de saúde não podem errar já que pessoas diferentes possuem necessidades distintas. No vídeo de hoje explico o metabolismo da B9. Compartilhe!
Abreviações no vídeo:
DHF = dihidrofolato
DHFR = dihidrofolato redutase
MTHFR = metilenotetrahidrofolato (forma ativa da vitamina B9)
THF = tetrahidrofolato
5-formil THF = ácido folínico
Assine meu canal no YouTube e não perca nenhum vídeo.
