Carne orgânica é menos cancerígena?

O consumo de carnes aumenta o risco de câncer (Hernández et al., 2015). Mas muita gente diz assim: "há, mas eu só como carne orgânica!". Mas o que a ciência diz sobre o tema? Será que quem consome carne orgânica tem um menor risco de câncer?

De acordo com o WWF a carne orgânica é aquela produzida a partir de um sistema produtivo ambientalmente correto (?), socialmente justo e economicamente viável. 

Em relação à saúde, para testar se o consumo de carne orgânica é diferente do de carne convencional, Hernández e colaboradores (2017) adquiriram amostras de 76 tipos de carne (vaca, galinha e cordeiro) e testaram a presença de 33 substâncias carcinogênicas. Ao final, a quantidade de toxinas era igualmente gigante, não reduzindo o risco de câncer/cancro*. A dieta baseada em vegetais é a mais segura, sustentável, ambientalmente correta que podemos adotar. Está consumindo pelo menos 400g de frutas e verduras ao dia?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags