Carne orgânica é menos cancerígena?

O consumo de carnes aumenta o risco de câncer (Hernández et al., 2015). Mas muita gente diz assim: "há, mas eu só como carne orgânica!". Mas o que a ciência diz sobre o tema? Será que quem consome carne orgânica tem um menor risco de câncer?

De acordo com o WWF a carne orgânica é aquela produzida a partir de um sistema produtivo ambientalmente correto (?), socialmente justo e economicamente viável. 

Em relação à saúde, para testar se o consumo de carne orgânica é diferente do de carne convencional, Hernández e colaboradores (2017) adquiriram amostras de 76 tipos de carne (vaca, galinha e cordeiro) e testaram a presença de 33 substâncias carcinogênicas. Ao final, a quantidade de toxinas era igualmente gigante, não reduzindo o risco de câncer/cancro*. A dieta baseada em vegetais é a mais segura, sustentável, ambientalmente correta que podemos adotar. Está consumindo pelo menos 400g de frutas e verduras ao dia?

Screen Shot 2018-07-25 at 2.14.49 PM.png
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags