Seu corpo quer ser gordo?

Fat-Cat-Syndrome-Feeding-a-Multi-Cat-Household.jpg

Alguns clientes dizem em nossas conversas: “Andreia, já tentei de tudo. Acho que meu corpo quer ser gordo mesmo". Pois é, se você já tentou perder 30, 10 ou mesmo 1 kg já percebeu que o corpo resiste à perda de peso. Concordo: o culpado não é sua falta de força de vontade, é a evolução.

Nosso hipotálamo, estrutura do cérebro que sintetiza vários hormônios, está regulado para nos preservar, para nos manter vivos. Quando perdemos gordura nossas células produzem menos leptina. Sem este sinalizador o hipotálamo faz com aumentar nossa vontade de comer. Existem as pessoas que produzem até bastante leptina, mas são insensíveis a ela. Isso mesmo, assim como existe a resistência à insulina, existe a resistência à leptina. É por isso que muita gente tem uma fome que nunca passa. Isso varia muito com a genética.

Por exemplo, o receptor da melanocortina 4 (MC4R) comunica-se com a leptina aumentando a saciedade. Pessoas com defeitos no gene para o MC4R possuem mais compulsão alimentar. Parece que 6% das crianças e adultos obesos possuem mutações do MC4R. E não há o que fazer quanto a isso. Não podemos mudar a genética. Mas - pera aí - podemos mudar o ambiente! Dá para manter a forma mesmo com alterações genéticas? Sim! Dá mais trabalho mas é uma opção. Enquanto algumas pessoas são magras comendo batata frita no sofá, outras precisarão optar por exercícios de alta intensidade na maior parte dos dias da semana. Principalmente se quiserem manter o peso a longo prazo.

Claro, nem todo mundo conseguirá perder muito peso e, na verdade, nem todo mundo precisa. O objetivo não é necessariamente estar magro, mas estar saudável. Para obesos, a perda de 10 kg reduz enormemente o risco de diabetes, doenças cardíacas e pressão alta. O ponto é não desistir só porque você não se parece com a Gisele Bündchen. Tendemos a nos concentrar na aparência, porque é o que todo mundo percebe. Mas desafie suas crenças de que não é bom/bonito/legal/interessante o suficiente. De que nunca emagrecerá. De que ninguém nunca gostará de você. Assim, fica muito difícil ser saudável. Aprenda mais sobre o tema nos meus cursos online sobre emagrecimento e alimentação consciente:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/