Yoga como prática complementar à reabilitação cardíaca convencional

namaste.jpg

Existem muitos estilos de yoga. A prática pode ser calma e gentil ou rápida e desafiadora. A escolha do estilo de yoga depende da disposição mental de cada um, da capacidade física e de suas preferências pessoais. O Hatha Yoga é o estilo mais comumente praticado no mundo e combina três elementos em todas as aulas: ásanas (posturas físicas), relaxamento e meditação.

Pesquisas mostram que a prática de Hatha Yoga podem reduzir o estresse e ajudar a tratar a depressão. Com isso, os investigadores observam redução da dor e da frequência cardíaca, diminuição da pressão sanguínea e melhoria da respiração. 

Os benefícios são observados por pessoas saudáveis e também por pacientes, como os que passaram por cirurgia cardíaca. Ansiedade e depressão após um evento cirúrgico aumentam o risco de mortalidade por doença arterial coronariana.

Terapias e programas para manejo do estresse podem trazer melhorias significativas, melhorando a saúde física e mental. A prática e yoga é simples e econômica, podendo ser feita individualmente ou em grupo. Amavarathi e colaboradores (2018) relataram os efeitos da prática de yoga como complemento da reabilitação cardíaca convencional. Averiguaram melhor saúde mental, redução do estresse percebido e melhoria dos estados de humor. 

Aprenda mais nos cursos online:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/