Por que é tão difícil manter a forma?

As festas de fim de ano estão chegando e estou recebendo muitas mensagens de pessoas interessadas em eliminar aqueles quilinhos que faltam. Mas por que tantas pessoas tem dificuldade para emagrecer? Simplesmente porque a vida acontece. Rotina pesada, trabalho exigente, filhos com várias necessidades, entes queridos doentes, vida social agitada…

apple-or-muffin.jpg

São muitos os obstáculos para o emagrecimento ou para a manutenção da boa forma. Quantas vezes usamos a comida como um amortecedor ou uma válvula de escape para tédio, tristeza, ansiedade, baixa auto-estima? Neste caso, mais do que uma nova dieta é importante aprendermos a distinguir fome das diversas emoções normais que vão aparecendo durante o dia. Sem esse entendimento, apenas com restrições dietéticas corremos o risco de contribuir para o surgimento de outra epidemia: a dos transtornos alimentares.

A perda de peso é frequentemente elogiada e recompensada pela sociedade, mesmo quando a pessoa não sente-se bem, não sente-se feliz e não está saudável. Precisamos focar sempre na saúde e na imagem corporal positiva. Por que meu acompanhamento em grupo funciona? Justamente por não falarmos apenas de comida, receitas, dieta. Mas de todas as questões bio-psico-sociais envolvidas no ato alimentar. As inscrições para a próxima turma estão abertas. Teremos práticas de meditação, yoga, alimentação consciente e muito mais. Deixe seu nome na lista de espera:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/