Benefícios da clorela - a alga do rio

A clorela (Chlorella Vulgaris) é uma pequena alga usada na Ásia há centenas de anos, principalmente Japão e Taiwan. Nasce na água fresca, possui alto valor nutricional e alto poder desintoxicante (Lee et al., 2015). O alto conteúdo de nutrientes, como folato, vitamina B12 e ferro, reduz o risco de anemia, inclusive em gestantes (Nakano; Takekoshi; & Nakano, 2010).

Porém, estudos recentes não conseguiram comprovar a efetividade para o tratamento da depressão (Panahi et al., 2015), nem para a redução do LDL colesterol (Ryu et al., 2014).

A clorela é provavelmente segura quando tomada por via oral por até 29 semanas. Os efeitos colaterais mais comuns incluem diarréia, náusea, gases (flatulência), descoloração verde das fezes e cólicas estomacais, especialmente nas duas semanas de uso. Também pode aumentar a sensibilidade da pele ao sol. Por isso, o uso do protetor solar é muito importante para quem faz a suplementação.

Como a alga contém grandes quantidades de vitamina K, não deve ser utilizada por pessoas que estejam fazendo uso do medicamento varfarina (Coumadina), usado para retardar a coagulação do sangue. A clorela pode reduzir a eficácia do medicamento. Por isso, nem ela, nem fitoterápicos devem ser utilizados sem orientação.

Obrigada por compartilhar!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,