Escala de avaliação da celulite

Screen Shot 2018-10-18 at 10.09.03 AM.png

Celulite é um termo utilizado para descrever uma afecção de aparência ondulada e irregular na pele, com aspectos de casca de laranja, encontrada principalmente nas regiões das nádegas e coxas, sendo mais comuns em mulheres.

Apesar de ser uma afecção de causa desconhecida, muitos fatores podem contribuir com o seu surgimento, incluindo flutuações hormonais, problemas circulatórios e inflamatórios crônicos. Em 2009 Hexsel propôs uma metodologia para a classificação da celulite por meio de escalas fotonuméricas.

As cinco variáveis analisadas são:

  1.  número de depressões evidentes;

  2. profundidade das depressões visíveis;

  3. aparência morfológica das alterações de superfície da pele;

  4. grau de flacidez ou frouxidão cutânea;

  5. classificação de escala de Nürenberger e Müller.

Screen Shot 2018-10-18 at 10.13.58 AM.png

Para cada uma dessas variáveis seria possível atribuir pontos de 0 a 3. Ao final, a celulite é classificada nos graus leve (1-5 pontos), moderado (6-10 pontos) ou grave (11-15 pontos). Em relação ao tratamento podem ser indicadas massagens/endermologia, luz intensa pulsada, laser, cremes, subcisão cirúrgica, atividade física e mudanças na dieta. Sobre este último aspecto leia mais clicando na imagem:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!