Saúde começa na terra

170a9081-cb1a-4f85-b01c-9ccda5cbfd0a-1.jpg

Morei a vida toda em Brasília. Sou uma nutricionista urbana. Vou ao supermercado e identifico frutas e verduras. Mas até pouco tempo se você mostrasse uma árvore e me perguntasse o que era eu dificilmente conseguiria fazer a identificação. Tudo isso mudou no ano passado quando minha filha se envolveu com projetos de agricultura urbana e CSAs (Comunidades que Sustentam a Agricultura). 

Com ela passei a frequentar hortas comunitárias, fazendas de alimentos orgânicos, feiras. E agora, para onde olho vejo plantas comestíveis. Sabe aquele matinho que cresce no terreno ao lado da sua casa? Pode ser de comer, pode ser delicioso e nutritivo e agora consigo enxergar.

Antes eu só era capaz de identificar as árvores que existiam na casa em que morei na infância: jaboticabeira, amoreira, mangueira, limoeiro. Agora ando pela cidade e identificando pé de jambo, pé de abacate, pé de pitanga, de lichia, romã, carambola, acerola, mesmo que não estejam floridos ou com frutos. 

Virei praticamente uma coletora urbana, saio para passear e respirar o ar puro e sempre volto com algo: folha de amora para o chá, frutas colhidas nos parques, arbustos comestíveis para a salada...

Se você quiser aprender também procure as hortas urbanas próximas à sua casa. Procure também as CSAs e apoie um agricultor orgânico a produzir alimentos saudáveis para sua família.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags