Neurosciência e ayurveda

Para o neurocientista Richard Davidson  "O bem-estar é uma habilidade". Ou seja, devemos aprender a cultivá-lo em nossa vida, com as condições que temos. A falta de dinheiro para pagar a academia não deve impedir a prática de atividade física, que também pode ser feita no parque ou até em casa. O estresse do mundo moderno pode ser combatido com meditação (também gratuita). Alimentos ruins podem ser substituídos por outros mais saudáveis, da estação e até menos caros.

Para a medicina tradicional indiana, o ayurveda, o bem estar está disponível a todos, independentemente do nível socioeconômico ou das circunstâncias atuais ou passadas. Na vida podemos escolher estar o tempo todo reclamando, o tempo todo irritados. Ou podemos escolher olhar os acontecimentos com outros olhos, com generosidade e de forma positiva.

Todos passamos por adversidades. É  carro que quebra, o trânsito lento, o chefe irritado. Mas ter objetivos, ter propósitos na vida, contribui para que estas adversidades sejam enfrentadas e superadas de forma mais produtiva e rápidamente, o que contribui para o alívio do estresse.

A medicina ayurvédica indica práticas e exercícios meditativos e de yoga que contribui para a maior resiliência, para que os enfrentamento da vida seja feito de forma positiva e acertiva. O Dr. Richard Davidson descobriu, por exemplo, que as pessoas com níveis mais sustentados de atividade nas áreas do cérebro ligadas a emoção e recompensa positivas, relataram níveis mais elevados de bem-estar psicológico e apresentaram níveis mais baixos de hormônios do estresse. O equilíbrio do cérebro é conseguido, em grande medida, com uma dieta adequada, seguida de atividades para a redução da ansiedade e aumento do contentamento. Para o pesquisador, uma mente errante é uma mente infeliz. E muita gente tem dificuldade de parar, fechar os olhos e simplesmente prestar atenção no momento. Estamos constantemente atentos ao celular, às redes sociais, ao whatsapp e isso não é bom.

Tanto o ayurveda quanto o yoga promovem a prática da meditação, o que melhora a capacidade de estar presente. As rotinas diárias do ayurveda também ajudam o praticante a começar o dia bem, com maior disposição, clareza e positividade. 

Curso online de formação de instrutores de yoga com desconto!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/