Modelo de perfil nutricional da OPAS

O “Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde” é uma ferramenta para classificar bebidas e alimentos processados e ultraprocessados, identificando os que contêm excesso de componentes que possam aumentar o risco de doenças crônicas não-transmissíveis - açúcares, sal, gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans.

A publicação busca ajudar na concepção e implementação de várias estratégias relacionadas com a prevenção e controle da obesidade e excesso de peso, incluindo políticas de restrição da comercialização de alimentos e bebidas pouco saudáveis para crianças; regulamento de ambientes alimentares escolares saudáveis; uso de rótulos na parte frontal das embalagens; definição de impostos maiores para produtos ultraprocessados; identificação de alimentos adequados a serem fornecidos por programas sociais para grupos vulneráveis.

Alimentos processados são os produtos alimentícios manufaturados pela indústria com a adição de sal, açúcar ou outros ingredientes culinários a alimentos não processados ou minima- mente processados com o objetivo de conservá-los ou para tor- ná-los mais saborosos. Os produtos alimentícios processados são derivados diretamente de alimentos não processados ou minima- mente processados e são reconhecidos como versões dos alimen- tos originais. A maioria contém dois ou três ingredientes. Os pro- cessos usados na fabricação desses produtos alimentícios incluem diferentes métodos de preparo e, no caso dos pães e queijos, fer- mentação não alcoólica. Os aditivos encontrados nesses produtos objetivam conservar suas propriedades ou evitar a proliferação de microrganismos.

Produtos ultraprocessados são as formulações industriais preparadas com vários ingredientes. Assim como os alimentos processados, os produtos ultraprocessados incluem substâncias da categoria de ingredientes culinários, como gorduras, óleos, sal e açúcar. São exemplos de produtos ultraprocessados: doces ou salgadinhos de pacote, biscoitos, sorvete, balas e guloseimas em geral; refrigerantes e refrescos; sucos adoçados e bebidas “energéticas”; cereais matinais açucarados; bolos, misturas para bolo e barras de cereais; bebidas lácteas e iogurtes adoçados e aromatizados; sopas, macarrão e temperos “instantâneos” enlatados, de pacote ou desidratados; pratos pré-preparados ou semi-prontos incluindo massas, pizza, pratos à base de carne, peixe ou hortaliças, hambúrguer, salsicha e outros embutidos, carne de aves e peixes empanada ou do tipo nuggets e outros pratos feitos de subprodutos animais.

O Modelo de Perfil Nutricional da OPAS é baseado em robustas evidências científicas e resultado do trabalho rigoroso de um grupo de consultores especialistas, composto de autoridades reconhecidas no campo da nutrição.

Produtos com excesso de sódio, açúcares, adoçantes, gordura total, gordura saturada e gordura trans devem ser limitados na dieta.

Screen Shot 2018-12-16 at 12.48.37 PM.png

Pesquisas que avaliem o impacto de políticas baseadas no Modelo de perfil nutricional da OPAS são recomendadas como parte importante do processo porque oferece feedback para melhorias nas recomendações.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/